Image Map

quarta-feira, 9 de março de 2016

Breve Relato: Exemplos de mulheres na vida em Cristo e na Propagação da Fé.

Por: Gabrielle Alcântara


Ontem (08 de março) foi o Dia Internacional da mulher, ser de importância singular a Propagar a fé em Cristo e ajudar o próximo, tanto em sua história quanto na atualidade. Há o exemplo de Paulina Jaricot, fundadora da Obra de Propagação da Fé, que objetiva incentivar e a propagação da vocação missionária universal, auxiliando e ajudando por meio de orações, de materiais e pessoas dispostas a servir a missão. Paulina Jaricot, uma mulher, que lutou pela admissão de sua fé e do seu ardor missionário, através de sua persistência e luta contra o patriarcalismo da época, conseguiu ramificar em grupos a missão: a exemplo a Juventude Missionária, Família Missionária e Enfermos e Idosos missionários. A presença da mulher é vista também, na padroeira das missões: Santa Teresinha do Menino Jesus, que dedicou sua vida a servir ao próximo, praticando o mais puro amor da vida cristã, mesmo não indo a missões, passou a vida a praticar a bondade e fazendo da sua forma de viver, exemplo para todos os missionários. Afim de ramificar o papel feminino na Igreja, a Irmã Tecla Merlo, fiel companheira de Tiago Alberione, foi fundamental para a fundação das Irmãs Paulinas, da qual é cofundadora, capitando a essência da vocação de Paulina e do papel da mulher na propagação do papel missionário feminino.

A mulher tem um papel fundamental na Igreja Católica, a de transmitir a fé mesmo com os obstáculos da antiguidade e na atualidade. Papa Francisco ao fomentar sobre a importância feminina na Igreja, diz: “Estão impulsionadas pelo amor e sabem receber este anúncio com fé: acreditam e imediatamente transmitem, não o guardam para si.” Há séculos a mulher vem conquistando e ratificando seu lugar, guiadas pelo espirito santo, propagam as nações a notícia de que Cristo vive, levando o amor e a misericórdia de Deus.
Em realidade da Juventude Missionária Piauí, as mulheres se destacam e exercem seu papel na Igreja, ao exemplo da Coordenação Regional, ocupada durante 4 anos, por uma mulher, Camila Fernandes, que através de seu trabalho deu mais visibilidade ainda para a criação e manutenção de uma Juventude Missionária (JM) forte e capaz em todo o Estado. Atualmente, na JM de Teresina há a presença totalitária das mulheres na coordenações das paróquias. Ingrid Suanne na Coordenação da Nossa Senhora de Fátima (Francisco Marreiros – Zona Sudeste), Vanessa Costa da Coordenação da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Redenção – Zona Sul), Geovanna Rocha na Coordenação da Comunidade São Miguel Arcanjo (Alto Alegre – Zona Norte) e Beatriz Lopes na Coordenação da Nossa Senhora de Fátima (Parque Brasil – Zona Norte). A liderança feminina frente ao trabalho missionário em Teresina, ratifica a luta e capacidade da mulher na Igreja e em todos os âmbitos que ela se propor a coordenar e participar.


E é através desse pequeno relato de história e superação da mulher, que a Juventude Missionária Teresina deseja a todas as Geovanna(s), Ingrid(s), Michelle(s), ou seja, as mulheres voltadas a propagação da palavra de Cristo além fronteiras e as que ainda não acharam a sua vocação, mais força e coragem para vencer todos os desafios e empecilhos da vida em missão, vencer as violências e toda a desigualdade predominante na sociedade há séculos. Pois Deus não enxerga gênero ou sexo e sim o coração puro de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário